Apresentação - Curso Proagro Técnicos

 

 

Comprovação de Perdas para o Seguro Agrícola e PROAGRO - 1/2016

Turma Técnicos Agrícolas

CURSO REFORMULADO

NORMATIVA VIGENTE SAFRA - 2016-2017

Previsão: Julho-Setembro/2016

 

  • APRESENTAÇÃO

Apesar do apoio governamental, diversos entraves ainda devem ser superados até o pleno desenvolvimento dos instrumentos de garantia da atividade agropecuária atualmente adotados no Brasil, representados pelo Seguro Rural e pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária -Proagro. Um dos principais problemas é a escassez de profissionais certificados e preparados para atuar especificamente nessa modalidade. 
No que diz respeito ao Proagro, o regulamento exige que a comprovação de perdas para programa deve ser realizada por profissionais aprovados em exame de certificação de conhecimentos nas áreas de sinistros agrícolas e regulamentação do crédito rural e Proagro organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica, conforme estabelecido nas Resoluções 3.478 e 3.659, de 26.6.2007 e17.12.2008, do Conselho Monetário Nacional. 
O atendimento da crescente exigência de aperfeiçoamento técnico ditada pelo Proagro e pelo mercado segurador impõem a necessidade de capacitação dos profissionais dedicados a esse campo de trabalho. CEDAC traz ao público a nova edição do Curso de Capacitação em Comprovação de Perdas para o Seguro Agrícola e Proagro, uma proposta de certificação para suprir adequadamente essa demanda, com abrangência em aspectos gerais da formação técnica agronômica e securitária. 
A idéia dos órgãos envolvidos e responsáveis pelo conteúdo do curso é disseminar um modelo padronizado de trabalho que atenda às novas exigências do regulamento do Proagro e também às do mercado segurador. 
O curso tem como meta a capacitação, formação, padronização e o controle de qualidade nas atividades de comprovação deperdas em operações de Seguro Rural e do Proagro. 
Pretende-se alcançar essa meta mediante a certificação do profissional das ciências agrárias e o fortalecimento do seu compromisso com o aprimoramento dos métodos de trabalho e com o uso de novas tecnologias e instrumentos. O aluno receberá certificação para fins de registro no cadastro mantido pelo Banco Central do Brasil. 
Essa certificação não assegura, por si, a participação do profissional nos trabalhos de comprovação de perdas para o Proagro. A certificação é um dos requisitos, mas não é a única condição. De acordo com o regulamento do programa, está a cargo das instituições financeiras a seleção e o credenciamento de empresas e técnicos para esse serviço, observadas as limitações estabelecidas pelo órgãos fiscalizadores do exercício da profissão. 
Após obter a certificação, o profissional interessado poderá procurar os agentes do Proagro para se informar sobre esse processo de credenciamento. A nova Lei do Proagro dispõe que cabe ao MDA a supervisão do serviço de comprovação de perdas e o cadastramento dos profissionais, no entanto, o MDA está aguardando normatização dessa lei para que o cadastro possa ser implantado. 
O CEDAC será responsável pela certificação bem como pela remessa dos dados dos aprovados ao BACEN para inclusão no registro de profissionais cadastrados. 
Para receber o certificado o aluno deverá fornecer todos os dados solicitados na ficha de inscrição, ficando sob sua responsabilidade o envio de toda documentação para o endereço do CEDAC. 
Os alunos deverão manifestar concordância com o regulamento disponível na plataforma do curso.

 

 

  • METODOLOGIA

Um ambiente virtual de aprendizagem

Após a confirmação da matrícula no curso você receberá um email e-mail com informações para acessar o curso Comprovação de perdas para o seguro agrícola e Proagro. Com sua senha você poderá acessar o material didático. Dentro do ambiente de aprendizagem (Moodle) na Internet, você encontrará:

. Web-aula;
. Quiz eletrônico (pós-teste)
. Fóruns de discussão com temas variados
. Fóruns temáticos
. Correio Eletrônico

O ambiente virtual de aprendizagem foi desenvolvido para propiciar maior interação entre estudantes, tutores e a coordenação do curso. Neste ambiente, o aluno pode contar com diversas ferramentas on-line elaboradas para facilitar o acesso às informações do curso. Ao acessar o ambiente de aprendizagem, você poderá:

. Obter as últimas notícias do curso, 
. Entrar em contato com outros participantes do curso, 
. Acessar as respostas para as dúvidas mais freqüentes,
. Encaminhar suas dúvidas,
. Entrar em contato com a tutoria,
. Conhecer e divulgar, informações e, experiências na área, através de links e fóruns de discussão,
. Realizar o seu teste de avaliação ao final de cada módulo.
. Receber comentários do professor-tutor via e-mail cadastrado.

Material didático ou instrucional 

O Material didático ou instrucional é composto por módulos e atividades instrucionais. Os módulos didáticos correspondem a uma “aula”. Eles tem o objetivo de ensinar conhecimentos úteis para o desenvolvimento de seu trabalho e você poderá acessá-lo na plataforma Moodle. O módulo tem a função de lhe fornecer um novo conhecimento e a possibilidade de você praticá-lo. Os módulos são compostos de: Título e número do módulo, Objetivo do módulo, Introdução, Conteúdo do texto.

No ambiente você realizará as avaliações, ao final de cada módulo sob a forma de pós-teste. Você deverá tirar a nota mínima sete (7), em cada módulo, para ser aprovado. Todos alunos terão apenas três (3) chances para realizar cada pós-teste.

Todas as atividades instrucionais ou de aprendizagem foram elaboradas para auxiliar o seu estudo. Realize essas atividades na ordem em que são apresentadas, com atenção e refazendo as leituras dos textos, sempre que necessário, antes de realizar o pós-teste.

È importante que você organize seu tempo e equipamento necessário para acessar a plataforma com antecedência. Muitas informações você receberá on-line, ou estarão pré-programadas no calendário do curso, inserido neste ambiente virtual de aprendizagem.

Todas as ferramentas utilizadas são recursos pedagógicos do curso. Usando-as, você terá oportunidade de interagir com profissionais da área temática por e-mail, ou pelos fóruns.. O principal objetivo da plataforma é criar um ambiente apropriado para o estudo dos conteúdos oferecendo atualização e aprofundamento.

Trace um plano para estudar via internet. Lembre-se de todos os temas estão diretamente relacionados entre os módulos, podendo o estudo de um deles ser complementar para as informações já estudadas em outro. Assim, procure ler o texto completo e revisar as leituras complementares sugeridas em links e glossários. 

Como estudar cada módulo

Para que você tenha um melhor rendimento você deve fazer o seguinte:

1 - Estudar na plataforma Moodle

Leia com atenção os objetivos de cada módulo. A seguir, leia a introdução, que descreverá o assunto a ser estudado. Prossiga lendo cada item com atenção. Após a leitura do módulo passe para o estudo da web-aula equivalente (se houver), e realize demais atividades propostas, que tem a função de ajudá-lo a fixar os conceitos estudados e colocá-los em prática.

2 - Estudar as atividades instrucionais propostas (links, glossários, bibliografias complementares)

3 - Fazer os pós-testes propostos

Após ter completado o estudo do módulo, ou seja, ter lido o texto com atenção, estudado as atividades instrucionais propostas e, voltado ao texto tantas vezes quantas forem necessárias, você poderá realizar o seu pós-teste.

Antes de realizar o pós-teste você pode voltar ao texto quantas vezes forem necessárias. O importante é que você entenda e domine os conceitos. Confira e discuta suas duvidas com o tutor ou com os seus companheiros de curso. Só então faça a avaliação proposta na plataforma e confira seu aproveitamento. Caso tenha dúvidas consulte novamente seu tutor.

A avaliação proposta no final do curso, sob a forma de pós-testes, irá ajudá-lo a concluir se você conseguiu realizar seus objetivos com a realização deste curso. Esperamos que você tenha tido sucesso, e que esteja pronto para aplicar seu conhecimento na sua prática profissional.

Obtendo o certificado do curso

Este curso é um curso de Capacitação do CEDAC – Centro de Desenvolvimento, Difusão e Apoio Comunitário. com 120 horas. O ensino é ministrado por unidades modulares a distância, integradas por um eixo temático, que permitem a certificação por meio da soma de horas-aula cursadas ao final do curso, perfazendo o número de horas pertinentes ao curso. Caso você queira receber o certificado, é necessário que faça todas as avaliações finais dos módulos, com aproveitamento de no mínimo 70% em cada avaliação.

Bom estudo e boa sorte!

Coordenação Pedagógica