Informações - Proagro Técnicos

 


PROAGRO 1/2016! - Curso Reformulado

Normativa Vigente

SAFRA - 2016/2017

CURSO ENCERRADO - TURMA 1/2016

 

  • Emissão de Certificados e Instruções para pagamento da taxa de recuperação

 

Período de Inscrições: 15/08/2016 até 06/09/2016

Curso com previsão de início em 30/08/2016
*O CEDAC se reserva ao direito de prorrogar o início do curso caso não atinja o número mínimo de inscrições.

**O Em virtude do NÃO ENVIO dos boletos, decorrente de problemas técnicos relatados pela Instituição Bancária conveniada, na remessa dos pagamentos por parte dos inscritos no Curso de Comprovação de Perdas para o Seguro Agrícola e Proagro, PRORROGA-SE, IMPRETERÍVELMENTE, o início do curso PARA O DIA 30/08/2016.
Faça a sua pré-inscrição e receberá orientações detalhadas de como proceder para ingressar na turma Edição 1/2016. .


  • Documentos Solicitados
  • Foto 3x4
  • Cópia - Carteira Profissional do CREA, CPF e Titulo de Eleitor

No ato da matrícula, as cópias dos documentos acima listados deverão ser encaminhadas, para o CEDAC, por email: cursos@proagro-tecnicoagricola.com.br . 
Caso contrário, não receberá o certificado. 
O regulamento do curso é disponibilidado no ato da inscrição e enviado automaticamente, mediante ao aceite das regras pelo aluno, juntamente com seus dados, não havendo a necessidade de enviá-lo novamente.
CLIQUE AQUI PARA LER O REGULAMENTO  



  • Público-alvo

Este curso está direcionado a Técnicos Agrícolas registrados no sistema CONFEA/CREA.


  • Valor do Curso
O valor do curso será de R$ 390,00(trezentos e noventa reais) em única parcela.

  • Grade Curricular
O Curso atende os requisitos normativos descritos no Manual de Crédito Rural (MCR) 16-4, conforme publicação nº 3397 do BACEN. 

Parte I - Seguro Rural e PROAGRO

1. Seguro Rural (10horas)

2. Crédito Rural (10horas)

3. Proagro (10horas)

4. O zoneamento agrícola de risco climático (10horas)

5. Ferramentas tecnológicas auxiliares no seguro rural (GPS) (10horas)

  1. Parte II – Vistorias e Regulação de Sinistros
  2. 6. Módulo Introdutório – Proagro mais (15horas)

    7. Natureza do Trabalho, Requisitos e Ética (15 Horas)

    8. Procedimentos Gerais de Perícia: Inspeção Prévia (15horas)

  3. 8.1 Inspeção Prévia (15horas)

    8.2 Inspeção de Danos (15horas)

Módulos Complementares (10horas)

Guia de Doenças (5horas)
Carga Horária Guia de Pragas (5horas)


  • Objetivo

O objetivo geral deste curso é a certificação de profissionais para o trabalho de comprovação de perdas no Proagro e Seguro Agrícola. O módulo de crédito rural, de importância acessória no contexto, será abordado aqui sem a pretensão de formar operadores especializados.


  • Metodologia de Ensino

O Curso será realizado a distância e o seu conteúdo será disponibilizados via Internet. Os alunos contarão com o apoio e orientação de tutoria e monitoria durante todo o curso. A tutoria é para orientação sobre o conteúdo e a monitoria, para orientação sobre o uso do Ambiente de Ensino Virtual.


  • Material Didático
O conteúdo do curso será veiculado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

  • Certificado
Após o término do curso os alunos aprovados poderão emitir seus certificados através no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

  • Coordenação
Deoclécio Pereira (BACEN)
José Carlos Zukowski (MDA
Edilson Martins de Alcântara (SPA/MAPA)
Dermeval Araújo Furtado (CEDAC)

  • Contato


cursos@proagro-tecnicoagricola.com.br  

suporte@proagro-tecnicoagricola.com.br  

CEDAC – Centro de Desenvolvimento, Difusão e Apoio Comunitário
CAIXA POSTAL 9638 
70.040-976 - Brasília - DF.


  • Inscrição e Matrícula
A inscrição será realizada acessando a página do curso Proagro Técnicos. ( http://www.proagro-tecnicoagricola.com.br ) 
A efetivação da inscrição em matrícula no curso será mediante pagamento .
A partir da data de início do curso, prevista para 23/08/2016, o acesso ao curso no ambiente de ensino virtual do CEDAC será liberado para os alunos matriculados.

  • Regulamento

CLIQUE AQUI PARA LER O REGULAMENTO

 

Para o Proagro o regulamento exige que a comprovação de perdas para o programa deve ser realizada preferencialmente por profissionais aprovados em exame de certificação de conhecimentos por entidade reconhecida pelo Banco Central e que atendam as áreas de regulação de sinistros agrícolas e regulamentação do Crédito rural e Normas e operacionalização do Proagro.
O curso de Comprovação de Perdas para o Seguro Agrícola e Proagro deve ser organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica, conforme estabelecido nas Resoluções 3.478 e 3.659, de 26.6.2007 e 17.12.2008, do Conselho Monetário Nacional e demais normativas vigentes a cada ano agrícola
Para este curso 1/2016 observou as normativas vigentes até 30/06/2016. Essa data limite é importante para que o curso tenha uma identidade sazonal. Porém, pode já ter ocorrido ou vier a ocorrer alterações nestas normas durante o curso. Tais alterações serão discutidas diretamente ao aluno ou em Fórum de discussão caso identifiquemos incoerências.
O Curso tem como meta a capacitação, formação, padronização e o controle de qualidade nas atividades de comprovação de perdas em operações de Seguro Rural e  Proagro. Pretende-se alcançar com esta certificação, profissionais das ciências agrárias. Para tanto o fortalecimento do seu compromisso com o aprimoramento dos métodos de trabalho e com o uso de novas tecnologias e instrumentos deve ser observado.
Ao final do curso caso haja aprovação o aluno receberá certificação para fins de registro no cadastro mantido pelo Banco Central do Brasil.
Essa certificação não assegura, por si, a participação do profissional nos trabalhos de comprovação de perdas para o Proagro e nem para seguradoras privadas. A certificação é um dos requisitos, mas não é a única condição.
De acordo com o regulamento do Proagro fica a cargo das instituições financeiras a seleção e o credenciamento de empresas e seus técnicos para o serviço de comprovação de Perdas, observadas as limitações estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores do exercício da profissão. Da mesma forma as Seguradoras Privadas também mantem estrutura própria para o credenciamento de profissionais para as perícias e regulação de perdas.
Após obter a certificação no Curso de Comprovação de Perdas, o profissional interessado deverá procurar os agentes do Proagro  para se informar sobre o processo de credenciamento. Cada entidade financeira trabalha um protocolo para de recrutamento de seus colaboradores. É importante salientar que a responsabilidade da comprovação de Perdas é do Agente Financeiro para o Proagro e das próprias seguradoras privadas quando de seguros privados.
A nova lei do Proagro dispõe que cabe ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) a supervisão do serviço de comprovação de perdas e o cadastramento dos profissionais, no entanto, o MDA está aguardando normatização dessa lei para que este cadastro possa ser implantado.
Para este curso o CEDAC - Centro De Desenvolvimento, Difusão e Apoio Comunitário, será responsável pela certificação, bem como da remessa dos dados dos aprovados ao BACEN (Banco Central do Brasil e MDA) para inclusão no registro de profissionais credenciados. Cabendo ao BACEN utilizar estes dados para gerenciar as ações de comprovação de perdas junto aos agentes financeiros.
E lembre-se para receber o certificado o aluno deverá fornecer todos os dados solicitados no cadastro, bem como de outros que a CEDAC o solicitar ficando sob sua responsabilidade o envio destes ao endereço email: cursos@proagro-tecnicoagricola.com.br.
Para dar início ao curso, os alunos interessados deverão manifestar concordância com o regulamento disponível na plataforma do curso.

 

  1. Clientela Alvo

Técnicos Agrícolas registrados no Sistema CONFEA/CREA.

      1.            Alunos registrados com outra formação poderão participar do curso, porém, não terão as garantias exigidas no MCR - Manual de Crédito Rural / Bacen, consequentemente, limitação em sua atuação profissional.

 

  1. Procedimentos de Matrícula
    1. Ficha de inscrição preenchida ( através do site)
    2. Cópias dos documentos *

- 1 foto 3x4
- Cópia – Carteira Profissional do CREA, CPF e Título de Eleitor

    1. Pagamento da parcela única no valor de R$ 390,00 ( trezentos e noventa reais)
    2. i. O boleto será enviado para o e-mail cadastrado em, no máximo, 10 dias após inscrição no curso)

* A documentação deverá ser enviada exclusivamente para o email: cursos@proagro-tecnicoagricola.com.br
* A veracidade das informações e de exclusiva responsabilidade do aluno.

 

  1. Diretrizes do Curso
      1. a) O curso terá início previsto para 23/08/2016, com carga horária de 120 horas, com duração de até 03 meses. A data de início do curso poderá ser prorrogada por conveniência do CECAC.
        b) Será interrompido o acesso ao AVA e desligado do curso o aluno que não atender á um dos itens abaixo:
        i. Não atender aos requisitos de Formação exigidos pelo curso;
        ii. Não enviar para o email do CEDAC (cursos@proagro-tecnicoagricola.com.br) a documentação exigida pelo curso, no prazo máximo de 15 dias após início do curso;
        iii. Não realizar o pagamento do boleto da taxa de inscrição, no prazo máximo de 05 dias do recebimento por parte do aluno. O CEDAC atestará o envio através de suas ferramentas virtuais.
        c) O material didático será veiculado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
        d) O aluno é livre para estudar segundo seu ritmo, porém deverá acessar ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a fim de cumprir carga horária exigida. O aluno está sujeito a monitoramento semanal para certificação de sua participação.
        e) O aluno deverá atentar-se as datas pré-definidas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para resolução dos testes.
        f) A nota mínima para aprovação é de 7,0 (sete pontos) em CADA TESTE cada módulo, e NÃO por média alcançada no total geral dos módulos.
        g) As dúvidas sobre as ferramentas do curso e sobre o material didático deverão ser enviadas aos tutores, conforme e-mails que estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
        h) Os testes serão agendadas conforme o cronograma do curso. O aluno deverá observar as informações sobre essas avaliações. Será estipulado o período de 24 horas para realização de cada teste.
        i. É de responsabilidade do aluno realizar o teste conforme data agendada no cronograma do curso.
        ii. O CEDAC não se responsabiliza por problemas de internet, queda de energia, ou qualquer fator externo ao seu ambiente virtual.
        i) Caso a nota mínima para aprovação não seja alcançada, o aluno poderá realizar a prova de recuperação de cada módulo que necessitar. Será a única oportunidade em data e campo específico para realização das avaliações de recuperação. É vedada a disponibilização de oportunidades para a realização de avaliações que não sejam as discriminadas no cronograma do curso.
        i. Nesse caso, o aluno deverá solicitar a oportunidade de realizar sua(s) prova(s) de recuperação, sinalizando o(s) módulo(s) em questão, em determinado período, e deverá efetuar o pagamento do valor de R$ 95,00 (noventa e cinco reais) por cada módulo que necessitar recuperar nota.
        ii. A prova de recuperação só será disponibilizada após a confirmação de pagamento.
        iii. É de responsabilidade do aluno preencher o formulário indicando os módulos que precisa recuperar nota.
        iv. É de responsabilidade do aluno realizar o pagamento do boleto referente as provas de recuperação para obter o direito de realizar a(s) avaliação(ões).
        v. As provas de recuperação serão realizadas apenas durante a vigência do curso. Após o final do curso não haverá mais recuperação.
        j) Em hipótese alguma, seja por reprovação, seja por não acessar a plataforma, será devolvido o valor pago pelo curso, salvo por cancelamento do curso pelo CEDAC.
        i.1) No caso de cancelamento de curso pelo CEDAC, devidos custos administrativos, o valor de ressarcimento será de 90% do valor da taxa de inscrição.
        k) A expedição do certificado se dará mediante cumprimento de todas obrigações do curso, além da aprovação mínima em todos os testes. Será disponibilizado, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o certificado de conclusão para impressão. Em hipótese alguma o CEDAC enviará certificados impressos aos alunos, salvo por solicitação do aluno aprovado. Neste caso o certificado impresso será enviado mediante o pagamento do valor de R$ 25,00 (Vinte e cinco reais). Será acrescentado a este valor as despesas postais e o envio deverá ser com o serviço de Aviso de Recebimento (AR).
        l) Preencher corretamente os dados cadastrais na página de inscrições do CEDAC corretamente para que no momento da impressão do certificado, não ocorra erros diversos refletidos no documento impresso.
        i. Caso o aluno (a) possua alguma pendência no preenchimento de seus dados cadastrais, o certificado ficará retido até que o aluno complete seu cadastro com todos dados cadastrais exigidos;
        m) Outras informações pertinentes ao curso de Comprovação de Perdas para o Seguro Agrícola e Proagro, estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a título complementar.